Use automação para fazer seu time feliz!
Thiago Brito
14 de Janeiro de 2019 4 minutos de leitura

As vezes uma simples tarefa automatizada pode ajudar seu time de uma forma sensacional... Me deixa contar uma história...

Em uma terra não tão distante...

Estavamos próximos do final de 2015, neste ano mudamos de Volta Redonda (interior do Rio de Janeiro) para Indaiatuba (Interior de São Paulo).

Eu havia acabado de assumir a coordenação de um importante projeto na empresa e estava no ônibus em uma viagem eterna de várias horas indo para Volta Redonda. Em um determinado momento, recebo uma ligação do diretor de operações da empresa. Mais ou menos assim:

— (Diretor) Thiago, preciso que você assine um arquivo para nós. Amanhã iremos fazer diversos testes no produto e precisamos destes arquivos assinados.

— (Eu) Então, agora são umas 21 horas da sexta-feira, eu não sei se vou conseguir encontrar alguém no escritório que possa fazer isso pra você. Mas vou entrar em contato aqui com o pessoal e te dou um retorno...

Tornando a história curta... eu consegui sim falar com alguém que estava perdido no escritório as 21 horas da sexta-feira e ele fez este trabalho. Basicamente era bastante simples e seguia alguns passos:

  • O pessoal de operações cria uma issue no Jira com o arquivo que deve ser assinado
  • O pessoal do desenvolvimento abre a issue, assina o arquivo e coloca o mesmo assinado digitalmente na issue
  • A issue é fechada.
  • Sim... Não leva nem 5 minutos pra fazer essa tarefa.

    Não... A pessoa que estava na empresa as 21 horas da sexta-feira não era um ET ou algo relacionado...

    Tá certo... Mas qual o problema nisso?

    Depois que eu voltei na segunda-feira, eu comentei sobre isso com um dos desenvolvedores do time e infelizmente isso já havia se tornado comum... O pessoal deixava para a última hora para fazer esta tarefa e acabava dando esta confusão toda. Causando confusão e um stress bastante desnecessário.

    O maior inimigo da automação é o conformismo de que as tarefas extremamente chatas, repetitivas e passíveis de erro fazem parte do negócio ou dos processos.

    Várias vezes, nos finais de semana... a noite e feriados alguém era incomodado com isso e, naquele momento não era possível mudar esta cultura.

    Então o que fizemos?

    Pensei que automatizar a tarefa seria bacana, tivemos que criar um serviço que disponibilizava uma API para assinar digitalmente os arquivos e também fizemos uma integração com o Jira que basicamente fazia o seguinte:

  • Monitorar as issues de tempos em tempos em busca no padrão que o pessoal de operações já estava acostumado a criar
  • Após identificada a issue, baixar os arquivos das issues sempre validando se os arquivos realmente devem ser assinados ou não
  • Assinar os arquivos digitalmente (duh!)
  • Responder a issue como alguém do time já fazia, com o novo arquivo assinado e também alguns comentários necessários para facilitar a vida do pessoal (um hash e o tamanho do arquivo), informações estas eram esquecidas de vez em quando e gerava retrabalho.
  • E assim nasce o Zé Maria

    Para deixar as coisas mais divertidas (e reduzir o risco) criamos um novo usuário chamado Zé Maria, até colocamos foto nele... Quase um autêntico funcionário da empresa!

    A cada 5 minutos ele buscava por issues que estavam no padrão que estabelecemos e fazia todo o trabalho acima. Já na primeira semana, vários arquivos foram assinados pelo Zé Maria e o pessoal elogiou que colocamos alguém pra cuidar disso.

    Todo o processo no pior dos casos, levava cerca de 6 minutos.

    Depois de cerca de 1 mês, alguém ligou para a nossa área pedindo para falar com o Zé Maria, pois ele tinha colocado um arquivo para ser assinado e ele precisava resolver isso com urgência, caramba o Zé Maria demorava no máximo 6 minutos pra resolver as issues e o pessoal queria mais rápido?

    E assim viveram felizes para sempre...

    Estamos em 2019, o Zé Maria ainda é um feliz, bem sucedido e eficiente colaborador da nossa empresa. Niguém reclama dele!

    Ninguém recebeu ligações no meio da noite e também não foi mais necessário alguém fazer esta tarefa manualmente.

    É incrível como um simples script em Python conseguiu reduzir uma carga de trabalho e stress consideravel do time... E sério, não levou nem 1 dia para ser feita a primeira versão.

    Pensando nas tarefas que seu time deve fazer... Quais podem ser automatizadas para potencializar não apenas o trabalho, mas também os momentos de tranquilidade do seu time?